Plantas Morrem De Velhice?

Sim, as plantas também morrem. Algumas espécies possuem ciclos de vida anuais, o que significa que nascem já “programadas” para viver por um período limitado. Outras, no entanto, podem atingir idades milenares. Mas, mesmo para essas, há um limite. “Embora algumas plantas tenham habilidades regenerativas extraordinárias e possam viver por longos períodos, elas não são imortais”, explica o botânico Carlos Joly, da Unicamp.
A questão é que ainda sabemos pouco sobre como se dá a morte das plantas. O botânico Sergi Munné-Bosch, da Universidade de Barcelona, aponta duas dificuldades no estudo da senescência vegetal. A primeira é a inviabilidade de monitorar um organismo por milhares de anos, o que nos impede de identificar claramente os sinais de envelhecimento.
A segunda barreira é que é extremamente difícil encontrar plantas muito antigas na natureza. A maioria não sobrevive tempo suficiente para envelhecer, pois fatores externos — como desastres naturais, herbivoria, desmatamento e desnutrição — costumam interromper seu ciclo antes disso. Dessa forma, é provável que poucas, ou talvez nenhuma, planta morra de velhice. Na prática, é quase impossível que consigam escapar de todas essas ameaças externas ao longo de suas vidas.