Quantos Ossos Tem Um Bebê ?

Os bebês nascem com mais de 300 ossos, muitos dos quais são feitos principalmente de cartilagem. À medida que crescem, muitos desses ossos se fundem, resultando nos 206 ossos que os adultos geralmente têm. Essa fusão ocorre porque, inicialmente, a cartilagem dos ossos infantis é mais flexível, permitindo que os bebês se movam de maneira flexível, especialmente no útero. Com o tempo, essa cartilagem vai sendo substituída por uma mistura mais dura de colágeno e cálcio por meio do processo de ossificação.
O crânio, por exemplo, começa com várias partes separadas, unidas por áreas chamadas fontanelas, popularmente conhecidas como moleiras. Essas áreas permitem que a cabeça do bebê passe pelo canal de parto e se expandam com o crescimento do cérebro. A fusão do crânio acontece gradualmente ao longo dos primeiros anos de vida, com algumas partes do corpo, como a clavícula, completando sua ossificação somente por volta dos vinte anos.
É interessante também que algumas pessoas podem ter variações no número de ossos. Aproximadamente 10% dos adultos possuem uma vértebra extra na espinha, e ossos acessórios podem aparecer nas mãos, pés ou outras articulações. Esses ossos adicionais podem ser causados por fatores genéticos ou devido à pressão contínua sobre certas articulações.
Os dentes, embora importantes, não são contados como ossos, pois são compostos de materiais diferentes, como esmalte e dentina, que são mais resistentes. A patela, ou rótula, também não está presente ao nascimento, desenvolvendo-se gradualmente durante a infância.