Quem Inventou O Miojo ?

Em 25 de agosto de 1958, o empresário japonês Momofuku Ando, aos 48 anos, revolucionou o mundo da alimentação ao criar o macarrão instantâneo, conhecido no Brasil como “Miojo”. Nascido na Tailândia em 1910, Ando fundou a Nissin Food Products em Osaka, Japão, e após uma série de pesquisas frustradas, desenvolveu uma fórmula definitiva para a produção de macarrão pré-cozido, frito e desidratado. O método permite o preparo rápido e prático com a simples adição de água.
O macarrão instantâneo tem suas raízes na culinária japonesa, onde é conhecido como lámen, um prato popularizado na China no século XVI. Entretanto, foi Ando quem modernizou o processo e transformou o produto em uma aparência global. Inspirado pelas cenas de fome e pobreza que presenciamos no Japão devastado pela Segunda Guerra Mundial, Endo buscava criar um alimento barato e acessível para a população. “A paz está garantida quando não se está com fome”, disse ele.
Antes de se tornar um gigante da indústria alimentícia, Ando enfrentou dificuldades. Criado pelas avós após a morte dos pais, ele iniciou sua carreira com uma pequena loja de tecidos. Em 1948, foi preso por sonegação de impostos e perdeu seus negócios devido à crise econômica do pós-guerra. No entanto, fundou uma pequena companhia de produção de sal, que posteriormente daria ou
A primeira versão de seu macarrão instantâneo, chamada Chikin Ramen, foi lançada em 1958 com sabor de frango, mas, inicialmente, era um produto de luxo, custando seis vezes mais que o lámen tradicional. Ironicamente, hoje o preço do macarrão instantâneo é uma fração do valor de sua versão artesanal, tornando-se um alimento básico em muitas partes do mundo, especialmente entre as populações da classe baixa.
Em 1971, Ando inovou novamente com o lançamento do Cup Noodles, uma versão do macarrão no copo, que facilitou ainda mais o consumo. A popularidade do produto cresceu rapidamente e atualmente é consumida cerca de 80 bilhões de pacotes de macarrão instantâneo da Nissin por ano ao redor do mundo. O Brasil, que começou a comercializar o produto em 1965, é o décimo maior consumidor mundial, com o sabor Galinha Caipira sendo o preferido dos brasileiros
A visão de Ando foi além da Terra: em 2005, ele desenvolveu o Space Ram, um macacão embalado a vácuo para ser consumido no espaço, utilizado pelo astronauta japonês Soichi Noguchi durante a missão STS-114 do ônibus espacial Discovery.
Momofuku Ando faleceu em 2007, aos 96 anos, em Osaka, vítima de um ataque cardíaco.